SOCEP realizou 14º Congresso Cearense de Pediatria com o tema “Os desafios da nova era para a Pediatria

303

A SOCEP realizou, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020, o 14º Congresso Cearense de Pediatria com o tema “Os desafios da nova era para a Pediatria”. Todos as palestras do Congresso podem ser assistidas na página da SOCEP no youtube –  https://www.youtube.com/watch?v=cJuPzXv2RkI

Na abertura do encontro foi compartilhado depoimento da cineasta e diretora do documentário “O começo da vida”, Estela Renner, que faça sobre a importância dos três primeiros anos da vida de uma criança para a formação do ser humano. Contou ainda com as presenças da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra. Luciana Rodrigues Silva; da presidente da SOCEP, Dra. Anamaria Cavalcante e Silva; do presidente da Cooperativa dos Pediatras, Dr. João Osmiro Barreto e da Secretária de Saúde de Fortaleza, Dra. Joana Angélica Paiva Maciel.

No primeiro dia, os temas abordados foram Doença do Refluxo Gastro Esofágico na Infância: O que há de novo, com a Dra. Luciana Rodrigues Silva (BA) e moderado pela Dra. Amália Porto Lustosa (CE); Distúrbios funcionais em Gastro Pediatria: O contraponto com o patológico, com a Dra. Amália Porto Lustosa; Aleitamento Materno e a Sustentabilidade – Por um Planeta Saudável, com a Dra. Elsa Regina Justo Giugliani (RS) e moderação da Dra. Diva de Lourdes Azevedo Fernandes (CE). Teve ainda a

Mesa Redonda – Nefrologia Pediátrica: como identificar e conduzir, moderada pela Dra. Káthia Liliane da Cunha Ribeiro Zuntini (CE); Complicações da Glomerulonefrite Aguda Pós Infecciosa, com a Dra. Adriana Barros Leal (CE); Síndrome Nefrótica descompensada e suas complicações, com a Dra. Lia Cordeiro Bastos Aguiar (CE); Infecção Urinária no Lactente, com a Dra. Danielle Carvalho Pedrosa (CE).

Na noite do primeiro dia, foi realizado o Simpósio Satélite PTC Farmacêutica, com moderação do Dr. André Luiz Santos Pessoa (CE) com as palestras
Distúrbios do Neurodesenvolvimento de início precoce, com o Dr. André Luiz Santos Pessoa (CE); Mucopolissacaridoses – uma doença sistêmica, com a Dra. Erlane Marques Ribeiro (CE), Terapia Genica para AME, uma nova realidade, com o Dr. André Luiz Santos Pessoa e Cuidados pediátricos em pacientes com AME, com a Dra. Marta Maria Sampaio Serrano (CE).

O segundo dia do Congresso iniciou com a Abertura do 1º Simpósio de Puericultura da Sociedade Cearense de Pediatria, pela dra. Anamaria Cavalcante e Silva. O evento teve como moderadoras das pediatras Gerly Anne Nóbrega (CE) e Vera Regina Apoliano Ribeiro (CE).

Os temas abordados foram Puericultura na gestação: quem acolhe, colhe, com a Dra. Rachel Ximenes Ribeiro Lima (CE); Triagem Neonatal: detecção precoce, prevenção de sequelas¸com o Dr. João Osmiro Barreto (CE); Consultas de Puericultura – Crescimento infantil: caminhos entre curvas, com a Dra. Jamille Linhares Feijó (CE); O Pediatra e o Desenvolvimento Infantil, com o Dr. Alvaro Jorge Madeiro Leite (CE); Aleitamento Materno: vinculo, afeto e nutrição, com a Dra. Isa Schmitt Botelho (CE); Alimentação complementar: cultivando hábitos saudáveis, com a Dra. Socorro de Maria Martins de Alcantara Carvalho (CE); Vacinação: insistir é urgente, com a Dra. Jocileide Sales Campos (CE); Saúde Bucal também é Puericultura, com a Dra. Janaina Rocha de Sousa Almeida (CE); Cresça com seu filho/Criança feliz, com a Dra. Emanuella Carneiro Melo (CE).

A tarde foi marcada pela Mesa Redonda: Prematuridade e seus Impactos, moderada pela dra. Zilma Simas Macedo (CE), com as palestras O prematuro tardio, com a Dra. Liliana Soares Nogueira Paes (CE); Seguimento Ambulatorial do Prematuro, com a Dra. Renata Castro Kehdi (CE); Insuficiência Renal Crônica relacionada a Prematuridade, com a Dra. Káthia Liliane da Cunha Ribeiro Zuntini.

Também à tarde, houve a Conferência DUO: Antibiótico em ORL Pediatria / IVAS no cenário contemporâneo, com a Dra. Tania Maria Sih (SP) e  moderação da Dra. Silvana Maria Viana Coelho e Mesa Redonda: O Pediatra na Infectologia hoje, com o dr. João Claúdio Jacó Pinto (CE), com as palestras O que aprendemos até aqui sobre a COVID 19 em crianças?, com o Dr. Robério Dias Leite (CE); Papel dos Probióticos na diarreia por antibióticos, com a Dra. Christiane Araújo Chaves Leite (CE); Síndrome inflamatória multissistêmica – o que aprendemos, com a Dra. Cinara Carneiro Neves (CE); Vacinas em tempos COVID : Situação atual, com o Dr. Renato de Ávila Kfouri (SP) e moderação do Dr. João Claúdio Jacó Pinto (CE).

A última mesa redonda do 14º Congresso Cearense de Pediatria teve por tema  Atenção Hospitalar em um Novo Tempo, e foi moderada pela Fábia Maria Holanda Linhares Feitosa (CE). A mesa abrigou as palestras Quando pensar em SEPSE: mude o destino do seu paciente, com a Dra. Daniela Barreto Marasini (CE); Condutas da asma grave na emergência, com a Dra. Paula Neves Pimentel Gomes (CE) e Dra. Ana Luisa Barbosa de Mendonça (CE).

O encerramento do Congresso foi dedicado a um momento lúdico, com o coral infantil Sabiá da SOCEP, com a participação de médicos pediatras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here