Diretoria

Presidente

Erivam do Carmo Silva

Nascido em 1983, na Comunidade Antas, zona rural de Coronel Ezequiel/RN. Agricultor Familiar, foi no campo onde por muito tempo trabalhou ajudando sua mãe Maria Nelia da Silva, seu pai José do Carmo Silva, bem como seus irmãos e suas irmãs, exercendo a atividade até hoje.

  • 2005 – Fundou a Associação de Desenvolvimento da Comunidade Antas em Coronel Ezequiel – RN, (ADECA) presidiu a mesma até o ano de 2009.
  • 2008 – Após uma árdua campanha se elegeu Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do município de Coronel Ezequiel – RN.
  • 2010 – É eleito 1º Secretário de Juventude Rural da FETARN, no 8º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Rio Grande do Norte (CETTR).
  • 2014 – É reeleito Secretário de Juventude Rural da FETARN, no 9º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Rio Grande do Norte (CETTR).
  • 2018 – É eleito Secretário de Administração e Finanças da FETARN, no 10º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Rio Grande do Norte (CETTR).
  • 2022 – É eleito Presidente da FETARN no 11º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Rio Grande do Norte (CETTR).

“A esperança é a mais fiel de todas as companheiras”.

 

Vice-presidente e Secretária de Políticas Sociais

Ana Aline Morais

Agricultora familiar, nascida e criada no Sítio Barra da Espingarda , município de Caicó/RN, onde reside até hoje com os pais, e onde iniciou a trajetória na defesa dos Movimentos Sociais, dentro da igreja da comunidade.

Atual vice-presidente e secretária de Políticas Sociais da FETARN. Filiada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó desde 2007. Em 2009 foi convidada para fazer parte da diretoria do Sindicato como vice-coordenadora de jovens. Logo em seguida, em 2013, foi candidata à presidência aos 25 anos de idade, em uma disputa acirrada, onde era chapa de oposição. Foi eleita com uma maioria de mais de 300 votos.

A primeira mulher a presidir o STTR de Caicó em 50 anos de existência da instituição, onde foi possível executar projetos inovadores na gestão junto com as instituições parceiras. Em 2017, concorreu à reeleição e foi reeleita, sem que houvesse chapa de oposição, para mais um mandato à frente do Sindicato.

Em dezembro de 2018, o Polo Sindical do Seridó a escolheu para compor a gestão da FETARN e foi a primeira mulher a ocupar a vice-presidência da federação, onde está até os dias atuais, coordenando a secretária de Políticas Sociais que atua em 4 eixos centrais, saúde, educação, infanto juvenil e previdência social.

Defensora da Agricultura Familiar por acreditar na categoria e compreender o tamanho da importância diante das demais categorias, “porque se o Campo não planta a Cidade não janta, se o Campo não roça a cidade não almoça”, “pois quem esquece de onde vem não sabe para onde vai, viva a agricultura familiar!”

 

Secretaria Geral e de Comunicação

Maria Gabriela Evangelista

Mãe de Maria Gabrielle, casada, agricultora familiar, assentada, técnica agrícola, assistente social, militante e dirigente sindical. Quando criança iniciou sua trajetória no Assentamento Rio do Feijão, desenvolvendo um trabalho voltado às crianças e adolescentes rurais. Com o trabalho reconhecido foi eleita secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro Avelino. Sendo a primeira mulher a coordenar o Polo Sindical da região Central.

Também atuou como secretária de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RN). Atuou na Secretaria de Mulheres da FETARN. Em 2019, coordenou no RN uma das maiores Marchas das Margaridas já realizada, com um cenário totalmente adverso, levou as margaridas à Brasília de mãos dadas, se desafiando todos os dias.

Carrega o lema de Margarida Alves “Da luta eu não fujo”. “Vamos criar juntas, mulheres do mundo, novas estratégias que nos fortaleça coletivamente.”

 

Secretário de Formação e Organização

Francisco Assis Araújo

Agricultor Familiar, nascido no Sítio Patacoro, situado no município de Florânia.

Filho do agricultor Pedro Nolastico de Araújo e da agricultora Maria Dalvanira dos Santos, é casado. No ano de 1993, foram morar na fazenda Timbaúba, município de Cruzeta. Em 1995, se mudou para a fazenda Parelhas, no município de Acari, onde permanece até hoje na agricultura em regime de parceria rural. Em 1997, se filiou ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Acari, exercendo o primeiro mandato de 2° secretário.

No final do segundo mandato, foi eleito secretário Geral por mais três mandatos consecutivos. Nesse período, exerceu a função de delegado sindical na comunidade Vaca Brava, e foi eleito presidente do Conselho Municipal do FUMAC (Fundo Municipal de Apoio Comunitário). Na época, executou 23 subprojetos de combate à pobreza rural, através de financiamento do Banco Mundial. Por esse trabalho realizado, recebeu o reconhecimento do Governo do Estado, ficando entre os 15 melhores conselhos municipais.

Em 2010, foi eleito secretário de Meio Ambiente da FETARN. Em 2014, foi eleito secretário Geral e coordenava a Secretaria de Organização e Formação Sindical. Em 2018, foi eleito secretário de Organização e Formação Sindical.

Em 2020, fui eleito presidente do Conselho Superior da ADESE (Agência de Desenvolvimento do Seridó).

“É nesse lugar que piso que continuarei a luta em defesa da agricultura familiar”.

 

Secretária de Finanças e Administração

Ana Paula Reinaldo da Silva Oliveira

Com 34 anos, natural da cidade de Dr. Severiano, reside desde 1996 no município de Encanto. Sempre teve contato com a terra e a natureza, seus pais sustentaram a família através da agricultura.

Ana Paula sempre foi agricultora familiar,hoje se dedica a produzir milho, feijão e à criação de galinhas. É casada, mãe de Angeliny, de 6 anos. A pequena já se identifica com o Movimento Sindical e diz fazer parte da Juventude Rural.

A sua trajetória começou participando das reuniões e demais atividades do Sindicato, com a sua mãe, que já era sócia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Encanto. E, em meio àquelas discussões, ela sentiu a necessidade de se associar à entidade no ano de 2005. Em menos de um ano, foi convidada a colaborar com os trabalhos da entidade, aceitando e se encontrando.

Apaixonada pelo espaço do Movimento Sindical, no pleito eleitoral da entidade no ano de 2008 foi eleita a tesoureira e, devido seu desenvolvimento e os frutos deixados pelo seu trabalho, teve dois mandatos no cargo. No ano de 2017, foi eleita presidente do STTR de Encanto, onde ficou por pouco mais de uma ano, quando o Polo Sindical do Alto Oeste reconheceu seu trabalho e a indicou para representá-los na federação.

Em Abril de 2018, tomou posse na secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETARN. Nesse período a frente da secretaria desenvolveu um trabalho com a juventude do estado, realizando encontros, palestras e grupos de Jovem Saber. Na sua gestão, realizou o 3° Festival Estadual da Juventude Rural, com mais de 100 jovens acampando na sede da FETARN. Fez várias atividades de arrecadação de recursos para a juventude do estado ter condições de ir para o Festival Nacional da Juventude, realizado pela CONTAG, e que devido a pandemia não aconteceu. O recurso arrecadado foi importante para a Juventude Rural do RN.

Carrega o lema de vida: “Não deixo de lutar por aquilo em que acredito, não são os sonhos que me movem, mas a determinação para os alcançar”.

 

Secretário de Política Agrícola

Jocelino Dantas Batista

Brasileiro, Solteiro, agricultor familiar, residente e domiciliado no Assentamento Guarapes, zona rural de Jandaíra. É dirigente sindical rural desde 2001, iniciando sua militância de base no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra, na região do Mato Grande em 2000, onde já militava na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP), da Igreja Católica desde 1998.

Também é militante e dirigente político no Partido dos Trabalhadores (PT), em Jandaíra e a nível de estado desde 2003. Atualmente assume a Vice-Presidência da Central Única dos Trabalhadores no RN (CUT/RN) e na FETARN assume a Secretaria de Política Agrícola.  Tem como principal objetivo contribuir no fomento da política de desenvolvimento rural sustentável e solidário do RN e do país, através do acesso às diversas políticas públicas específicas para agricultura familiar, sobretudo, no foco da Política Agrícola.

“Na luta, na defesa e valorização da democracia e contra o facismo e todo tipo de preconceito”.

 

Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente

Alécio Ananias da Silva

Nascido em Natal, no dia 18 de julho de 1991, filho dos agricultores familiares José Ananias Neto e Erineide Ananias da Silva, tem 3 irmãos Antônio, Aline e Alan. Casado com Danielli, tem uma filha de 2 anos, Lara. Mora em Lagoa do Mato, zona rural do município de Monte Alegre, sempre estudou nas escolas da comunidade onde reside e concluiu os estudos na Escola Estadual Professor Gaspar, no ano de 2008.

Desde a adolescência se interessa pela agricultura, vendo o pai trabalhar na roça. Procurava sempre ajudar e se envolver nessa área, nas plantações de batata, macaxeira, milho, feijão, e hortaliças. Adubando, semeando e plantando os mais diversos tipos de lavouras e se dividindo nos cuidados da criação de bovinos e suínos. O amor pelo campo e o zelo pela agricultura, carrega desde muito cedo.

Em 2010, trabalhou como recenseador no Censo Demográfico do IBGE. Em 2013, começou a trajetória no Movimento Sindical, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Monte Alegre. Foram 9 anos de muitas lutas e incansáveis batalhas pelo direito do trabalhador rural do município em que mora.

Participa ativamente das lutas do sindicato pelos trabalhadores rurais, fazendo parte da comissão de jovens. No Sindicato trabalha diretamente: na emissão e desbloqueio de DAPs, declaração do ITR, entre outras funções. Na Secretaria de Reforma Agrária e Meio Ambiente, tem como objetivo principal, lutar pelo combate à violência no campo e a preservação do meio ambiente, com ações que viabilizem um caminho de desenvolvimento ambientalmente sustentável para todos.

Participa de eventos da Igreja Católica, no Terço dos Homens na comunidade onde reside, e também de um grupo de casais em oração pelas famílias juntamente com a esposa. Acredita que podemos criar um mundo bem melhor através das ações diárias. Coloca-se a serviço deste princípio em todas as dimensões da sua vida.

 

Secretaria de Mulheres

Jocélia Maria da Silva

Filha de assentados da Reforma Agrária, agricultora familiar, pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, militante social, dirigente sindical e mãe de Sarah e Larah.

Iniciou sua trajetória nos movimentos sociais na coordenação do grupo de jovens do próprio assentamento. Participou da segunda Ação Mundial da Marcha Mundial das Mulheres, em 2005. Filiou-se ao STTR de Upanema em 2008, onde começou a fazer parte da Comissão Municipal de Jovens do Sindicato. Na gestão de 2012-2016, foi coordenadora de Jovens do Sindicato. Na gestão de 2017-2021, integrou a diretoria executiva do STTR de Upanema, no cargo de Primeira Secretaria. E também representa as mulheres trabalhadoras rurais como membro da Comissão Estadual de Mulheres da FETARN na atual gestão. Assumiu a coordenação do Polo Sindical Médio Oeste em 2017 – 2018.

Em 2009 concluiu o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia dos anos Iniciais pelo Projeto Pedagogia da Terra. Participou ativamente da construção da Marcha das Margaridas no Estado que aconteceu em Brasília em 2019.

“A luta pela vida das Mulheres, por liberdade, por direito aos corpos, por vida digna e igualdade entre homens e mulheres é a força que me impulsiona a lutar por todas nós!”

 

Secretaria de Jovens

Natália Michelly da Silva

Nascida em 08 de outubro de 1989, na cidade de Nova Cruz. Moradora do P.A. assentamento José Rodrigues Sobrinho, também em Nova Cruz.

Filha de Elias Raimundo da Silva e Maria da Piedade da Silva, que trabalham na agricultura, tem 2 irmãos, Natanael e Carlos Eduardo.

Sempre estudou em escolas públicas e fez faculdade de pedagogia do campo, depois concluiu sua pós em psicopedagogia, mas não atuou na área. Desde criança viveu no meio sindical, pois o avô materno, Damião Gomes, era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Cruz e nele passou 35 anos. Depois passou para o tio Edmilson Gomes, que hoje está à frente.

Sempre participou de eventos e viagens do Movimento Sindical, inclusive da última Marcha das Margaridas, realizada em 2019, onde constatou a necessidade da conscientização da juventude para abraçar o movimento. Coordenou a comitiva potiguar no 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Também participando de festivais municipais e estaduais sempre mantendo contato direto com o sindicato. Atuando na FETARN, contribui conscientizando a juventude sobre a necessidade da ocupação do espaço político do movimento sindical, e avançar mais ainda essa discussão a nível estadual.

 

Secretária da Terceira Idade

Antônia da Silva Dantas

Começou a vida na agricultura aos 8 anos, ajudando o pai na fazenda onde moravam. Sua jornada como trabalhadora da agricultura familiar começou mais tarde, aos 16 anos, na colheita de algodão da fazenda onde seu pai era gerente.

Nos anos seguintes, a partir de 1990, passaria a ter mais contato com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, pois começou a estudar na escola que ficava na frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Carnaubais e, com isso, começou a passar o tempo de tinha livre lá, onde seu tio, Francisco Dantas Sobrinho, era presidente. Não demorou muito para Antônia atuar dentro do Sindicato, onde passou a ser secretária.

Em 1996, lançou seu nome à Presidência do STTR de Carnaubais pela oposição, quando foi a primeira mulher eleita ao cargo. Em sua gestão à frente do Sindicato, Antônia teve dois principais focos em sua atuação, a luta por Reforma Agrária e por melhores condições para os trabalhadores rurais assalariados e assalariadas. Após quatro gestões à frente do Sindicato, acumulou conquistas em prol dos trabalhadores rurais.

Antônia ingressou na FETARN ainda nos anos 90 e passou pelas Secretarias de Assalariados e Assalariadas Rurais por dois mandatos, de Mulheres dois mandatos, de

Política Agrária e Meio Ambiente por dois mandatos e está no seu primeiro mandato como secretária de Terceira Idade da FETARN, onde segue lutando por melhores condições de vida para os trabalhadores e as trabalhadoras da agricultura familiar, especialmente para que as políticas públicas voltadas à terceira idade cheguem a todos que precisam.