Diretoria

Manoel Cândido da Costa

Presidência da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte

Contato

71 anos, agricultor familiar, natural da comunidade Rio Velho – Angicos – Rio Grande do Norte. Iniciou militância no MSTTR em 1974, no Sindicato da Lavoura de Mossoró/RN como Delegado Sindical. Em 1980 passou ser colono em Serra do Mel/RN na Vila Paraíba, lote de número 27, dando sequência como delegado Sindical, passando a ser tesoureiro e presidente da mesma organização sindical, sempre aproximando as lutas do homem e da mulher do campo.
Em novembro de 1992 assumiu a Presidência da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte – FETARN atuando na Presidência por três mandatos consecutivos e na Secretaria de Finanças e Administração da entidade por um mandato. Em abril de 2010 assumiu novamente a presidência da entidade e foi reeleito para mais um mandato nessa gestão de 2018/2022. 
 Em todas estas instâncias por onde tem atuado, teve brilhante desempenho, sempre defendendo um Movimento Sindical, dinâmico, atuante e protagonista de grandes bandeiras de lutas dos agricultores e agricultoras familiares a exemplo da Reforma Agrária, Política Agrícola, Políticas Sociais (Educação, Saúde), Assalariados e Assalariadas Rurais e é um grande defensor da luta específica dos jovens, mulheres e terceira idade dentro do Movimento Sindical.

Antonia da Silva Dantas

Secretaria de Reforma Agrária e Meio Ambiente

Antônia da Silva Dantas, secretaria de reforma agrária e meio-ambiente. reivindicamos uma reforma agrária ampla e massiva, que todos os trabalhadores (a) tenha acesso a terra, a organização e a sustentação dos assentamentos, o combate à violência no  campo  e a regularização fundiária com a participação das mulheres, jovem E terceira idade. Também busca fortalecer a organização sindical para assegurar o direito dos  trabalhadores (a) Deus se mobilizar e pressionar o Estado para uma implantar políticas que garantam o acesso a terra segura e sustentável.
Contato

Jocelino Dantas

Secretaria de Política Agrícola

Dirigente sindical rural desde 2001, iniciando sua militância de base no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jandaíra, na Região do Mato Grande em 2000, onde já militava na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) da Igreja Católica desde 1998. Atualmente na FETARN tem como principal objetivo contribuir no fomento da política de desenvolvimento rural sustentável e solidário através do acesso as diversas políticas públicas especificas para agricultura familiar, sobre tudo no foco da Política Agrícola.

Contato

Ana Aline Morais

Vice-presidente e Política Sociais

Defensora da Agricultura Familiar por acredita em minha categoria e compreender o tamanho de nossa importante diante das demais categorias,”porque se o Campo não  planta a Cidade ñ janta,se o Campo não roça a cidade não almoça,vou lutar sempre por nós “pois quem esqueci de onde vem não sabe para onde vai”, viva a agricultura familiar!

Contato

Francisco de Assis

Secretaria de Formação e Organização Sindical

Sou Francisco de Assis Araújo, agricultor familiar. Ingressei na militância sindical filiado ao STTR de Acari, ainda na década de 90. Estou secretário de Formação e Organização Sindical da FETARN. A organização é o processo que organiza a classe trabalhadora e a formação faz a luta acontecer, ou seja, são processos que se articulam juntos. Acredito que a formação e organização é o meio para todo processo de emancipação da classe trabalhadora, é preciso: “Formar e organizar para a luta avançar”.

Contato

Maria Gabriela Evangelista

Secretaria das Mulheres

Quando era criança iniciou a sua trajetória no Assentamento Rio do Feijão, desenvolvendo um trabalho voltado para as crianças e os jovens, após foi eleita Secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro Avelino e primeira mulher a coordenar o polo Sindical da região Central, também atuou como Secretária de Juventude da Central Única dos Trabalhadores – CUT/RN. Em 2019 coordenou de mãos dadas com as parceiras margaridas uma grandiosa MARCHA DAS MARGARIDAS. Como disse Margarida Alves “da luta eu não fujo”. Vamos criar juntas, mulheres do mundo, novas estratégias que nos fortaleça coletivamente.

Contato

Ana Paula Reinaldo da Silva Oliveira

Secretaria da Juventude

Ana Paula Reinaldo da Silva Oliveira, 33 anos, do munícipio de Encanto/RN, é agricultora familiar, produz milho, feijão e cria galinhas. É casada mãe de Angeliny, 4 anos, que já se identifica com o movimento sindical e diz fazer parte da juventude rural. Começou participando das reuniões e demais atividades do Sindicato, onde em 2016 foi eleita Presidente do STTR de Encanto, já em 2018, foi eleita secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETARN.

 

Contato