Início Secretarias

Secretarias

Erivam do Carmo Silva

PRESIDENTE

Nascido em 1983, na Comunidade Antas Zona Rural do município de Coronel Ezequiel – RN, agricultor familiar, onde por muito tempo trabalhou ajudando sua mãe Maria Nelia da Silva e seu pai Jose do Carmo Silva, bem como seus irmãos e suas irmãs exerce a atividade até hoje.

  • 2005 – Fundou a Associação de Desenvolvimento da Comunidade Antas em Coronel Ezequiel – RN, (ADECA) presidiu a mesma até o ano de 2009.
  • 2008 – Após uma árdua campanha se elege Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do município de Coronel Ezequiel – RN.
  • 2010 – É eleito 1º Secretário de Juventude Rural da FETARN, no 8º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Rio Grande do Norte (CETTR).
  • 2014 – É reeleito Secretário de Juventude Rural da FETARN, no 9º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Rio Grande do Norte (CETTR).
  • 2018 – É eleito Secretário de Administração e Finanças da FETARN, no 10º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Rio Grande do Norte (CETTR).
  • 2022 – É eleito Presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN.

“A esperança é a mais fiel de todas as companheiras”.

Ana Aline Morais

VICE-PRESIDENTE E SECRETÁRIA DE POLÍTICAS SOCIAIS

Agricultora familiar, nascida e criada no Sítio Barra da Espingarda, zona rural do município de Caicó/RN, onde reside até hoje com o pais e onde iniciou a trajetória na defesa dos movimentos Sociais dentro da igreja da comunidade.

Filiada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó desde 2007. Em 2009 foi convidada para fazer parte da diretoria do Sindicato como vice coordenadora de jovens, logo em seguida, no ano de 2013, foi candidata a presidência, aos 25 anos de idade, em uma disputa acirrada onde era chapa oposição. Foi eleita com mais de 300 votos de maioria.

Se tornou a primeira mulher a presidir o sindicato em 50 anos de existência da instituição, onde foi possível executar projetos inovadores na Gestão junto com as instituições parceiras. Em 2017 concorreu à reeleição com chapa única e foi reeleita para mais um mandato à frente do Sindicato.

Em dezembro de 2018 a região do Seridó a escolheu para fazer parte da diretoria da FETARN, e foi eleita a primeira mulher a ocupar a vice-presidência da FFETARN, onde está até os dias atuais, coordenando a secretária de Políticas Sociais que atua em 4 eixos centrais: saúde; educação; infanto-juvenil e previdência social.

Defensora da Agricultura Familiar por acreditar na categoria e compreender o tamanho da importância diante das demais categorias, “porque se o Campo não planta a Cidade não janta, se o Campo não roça a cidade não almoça”, “pois quem esquece de onde vem não sabe para onde vai, viva a agricultura familiar!”

Maria Gabriela Evangelista

SECRETÁRIA GERAL E DE COMUNICAÇÃO

Maria Gabriela Evangelista é mãe de Maria Gabrielle, casada, agricultora familiar, assentada, técnica agrícola, assistente social, militante e dirigente sindical.

Quando criança iniciou a sua trajetória no Assentamento Rio do Feijão, desenvolvendo um trabalho voltado para as crianças e adolescentes, logo após foi eleita Secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro Avelino. Sendo a primeira mulher a coordenar o polo Sindical da região Central. Também atuou como Secretária de Juventude da Central Única dos Trabalhadores – CUT/RN. E atuou na secretaria de mulheres da FETARN.

Em 2019 coordenou dentro do RN uma das maiores Marcha das Margaridas, em um cenário totalmente adverso, juntamente com as parceiras margaridas de mãos dadas, se desafiando todos os dias.

Carrega o lema de Margarida Alves “da luta eu não fujo”. “Vamos criar juntas, mulheres do mundo, novas estratégias que nos fortaleça coletivamente.”

Francisco de Assis Araújo

SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Francisco Assis Araújo é agricultor familiar, nascido no Sítio Patacoro, situado na zona rural do município de Florânia/RN.  Filho do agricultor Pedro Nolastico de Araújo e da agricultora familiar Maria Dalvanira dos Santos. No ano de 1993, foram morar na fazenda Timbaúba, município de Cruzeta/RN. Em 1995 se mudou para a fazenda parelhas, zona rural do município de Acari, onde permanece até hoje na agricultura em regime de parceria rural.

Em 1997 se filiou ao sindicato dos trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Acari, exercendo o primeiro mandato de 2° secretário. No segundo mandato foi eleito secretário geral por três mandatos seguidos, nesse período exerceu a função de delegado sindical na comunidade Vaca Brava, e foi eleito presidente do conselho municipal do FUMAC (Fundo Municipal de Apoio Comunitário). Na época executou 23 subprojetos de combate à pobreza rural, através de financiamento do Banco mundial, por esse trabalho realizado recebeu o reconhecimento do Governo do Estado, ficando entre os 15 melhores conselhos municipais.

Em 2010 foi eleito secretário de meio ambiente da FETARN, em 2014 foi eleito secretário geral e coordenava a secretaria de organização e formação sindical. Em 2018 foi eleito secretário de organização e formação sindical da FETARN.

Em 2020 fui eleito presidente do conselho superior da ADESE (Agência de Desenvolvimento do Seridó).

Em 2022 foi reeleito secretário de Organização e Formação Sindical da FETARN.

“É nesse lugar que piso que continuarei a luta em defesa da agricultura familiar”

Ana Paula Reinaldo da Silva Oliveira

SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Ana Paula Reinaldo da Silva Oliveira, 34 anos, natural da cidade de Dr. Severiano, mas desde 1996 reside no munícipio de Encanto – RN. Sempre teve contato com a terra e a natureza, seus pais sustentaram a família através da agricultura familiar.

Ana Paula sempre foi agricultora familiar, e hoje produz milho, feijão e cria galinhas. É casada, mãe de Angeliny, de 7 anos, que já se identifica com o movimento sindical e diz fazer parte da juventude rural.

A sua trajetória começou participando das reuniões e demais atividades do Sindicato, com a sua Mãe, que já era sócia do sindicato de Encanto/RN. E em meio aquelas discussões, ela sentiu a necessidade de se associar a entidade no ano de 2005. Em menos de um ano foi convidada a colaborar com os trabalhos da entidade, assim aceitando e se encontrando.

Apaixonada pelo espaço do movimento sindical, no pleito eleitoral da entidade no ano de 2008 foi eleita tesoureira, assim tendo dois mandatos nesse cargo, devido seu desenvolvimento e os frutos deixados pelo seu trabalho. No ano de 2017 foi eleita Presidente do STTR de Encanto, onde ficou nesse cargo pouco mais de um ano, quando sua região (Alto Oeste) reconhecendo seu trabalho a indicou para representa-los na federação.

Em abril de 2018, tomou posse na secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETARN. Nesse período a frente da secretaria desenvolveu um trabalho com a juventude do estado, realizando encontros, palestras, grupos de jovens saber, e realizou na sua gestão o 3° festival estadual de juventude com mais de 100 jovens acampando na sede da FETARN. Fez várias atividades de arrecadação de recursos para a juventude do estado ter condições de ir para o festival nacional da CONTAG, devido a pandemia não aconteceu, porém deixa em caixa um bom valor para ser utilizado pela juventude rural do RN.

Carrega o lema de vida: “Não deixo de lutar por aquilo em que acredito, não são os sonhos que me movem, mas a determinação para os alcançar”.

Alécio Ananias da Silva

SECRETÁRIO DE POLÍTICA AGRÁRIA E MEIO AMBIENTE

Alécio Ananias da Silva, nascido em Natal/Rio Grande do Norte, no dia 18 de julho de 1991. Filho dos agricultores José Ananias Neto e de Erineide Ananias da Silva, com 3 irmãos: Antônio, Aline e Alan. Casado com Danielli, com quem tem uma filha de 3 anos, Lara. Mora em Lagoa do Mato, zona rural do Município de Monte Alegre/RN, sempre estudou nas escolas da comunidade onde reside e concluiu os estudos na Escola Estadual Professor Gaspar, no ano de 2008.

Desde a adolescência que se interessa pela agricultura, vendo o pai trabalhar na roça. Procurava sempre ajudar e se envolver nessa área, nas plantações de batata, macaxeira, milho, feijão e hortaliças. Adubando, semeando e plantando os mais diversos tipos de lavouras e se dividindo nos cuidados/criação com os animais (bovino e suíno). O amor pelo campo e o zelo pela agricultura carrega desde muito cedo.

Em 2010 trabalhou como Recenseador no Censo demográfico do IBGE, e em 2013 começou a trajetória no movimento Sindical, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Monte Alegre-RN, onde trabalha até os dias atuais. São 9 anos de muitas lutas e incansáveis batalhas pelo direito do trabalhador rural do município em que mora.

Participa ativamente das lutas do sindicato pelos trabalhadores rurais, fazendo parte da comissão de jovens. No Sindicato trabalha diretamente: na emissão e desbloqueio de DAPs, declaração do ITR, entre outras funções. Na Secretaria de Reforma Agrária e Meio Ambiente, pasta na qual pretende atuar na FETARN, tem como objetivo principal, lutar pelo combate à violência no campo e a preservação do meio ambiente, com ações que viabilizem um caminho de desenvolvimento ambientalmente sustentável para todos.

Participa, também, semanalmente de eventos da igreja católica como membro (secretário) do terço dos homens na comunidade onde reside, e também de um grupo de casais em oração pelas famílias juntamente com a esposa.

Acredita que podemos criar um mundo bem melhor através das ações diárias. Coloca-se a serviço deste princípio em todas as dimensões da sua vida.

Jocelino Dantas Batista

SECRETÁRIO DE POLÍTICA AGRÍCOLA

Jocelino Dantas Batista é agricultor familiar, residente e domiciliado no Assentamento Guarapes, zona rural de Jandaíra/RN.

Dirigente sindical rural desde 2001, iniciando sua militância de base no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra, na Região do Mato Grande em 2000, onde já militava na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP), da Igreja Católica desde 1998.

Também militante e dirigente político no Partido dos Trabalhadores (PT) no município e a nível de estado desde de 2003.

Atualmente assume a Vice-Presidência da Central Única dos Trabalhadores no RN e na FETARN assume a Secretaria de Política Agrícola e tem como principal objetivo contribuir no fomento da política de desenvolvimento rural sustentável e solidário do RN e do país, através do acesso às diversas políticas públicas específicas para agricultura familiar, sobretudo, no foco da Política Agrícola.

“Na luta, na defesa e valorização da democracia e contra o fascismo e todo tipo de preconceito”.

Natália Michelly da Silva

SECRETÁRIA ESTADUAL DE JOVENS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES

Nascida em 08 de outubro de 1989, na cidade de Nova Cruz Rio Grande do Norte. Moradora do P.A., Assentamento José Rodrigues Sobrinho, zona rural do Município de Nova Cruz/RN.

Filha de Elias Raimundo da Silva e Maria da Piedade da Silva, que trabalha na agricultura, tendo 2 irmãos que se chamam Natanael e Carlos Eduardo. Sempre estudou em escolas públicas e fez faculdade de pedagogia do campo, depois concluiu sua pós em psicopedagogia, mas não atuou na área.

Desde criança vive no meio sindical, pois o avô materno, Damião Gomes, foi presidente do sindicato de Nova Cruz e nele passou 35 anos. Depois passou para o tio Edmilson Gomes, que hoje está à frente da entidade.

Sempre participou de eventos e viagens do movimento sindical, inclusive da última Marcha das Margaridas, onde constatou a necessidade da conscientização da juventude para abraçar o movimento. Também participando de festivais municipais e estaduais sempre mantendo contato direto com o sindicato. Atuando na FETARN, poderá contribuir conscientizando a juventude sobre a necessidade da ocupação do espaço político do movimento sindical, e avançar mais ainda essa discussão a nível estadual.

Jocélia Maria da Silva

SECRETÁRIA ESTADUAL DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS AGRICULTORAS FAMILIARES

Jocélia Maria da Silva é filha de assentados da Reforma Agrária, agricultora familiar, Pedagoga com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, militante social, dirigente sindical e mãe das Princesas Sarah Sophia e Larah Gabrielle.

Iniciando a trajetória nos movimentos sociais em coordenação de grupos de jovens do próprio Assentamento, participou da Segunda Ação Mundial da MMM em 2005, em 2008 se filiou no STR de Upanema onde começou a fazer parte da Comissão Municipal de Jovens do sindicato, na Gestão de 2012-2016. Foi Coordenadora de Jovens do Referido Sindicato. Na gestão de 2017-2021 integrou a diretoria executiva do mesmo sindicato no cargo de Primeira Secretaria. E também representa as mulheres trabalhadoras rurais como membro da Comissão Estadual de Mulheres da FETARN na atual gestão. Assumiu a coordenação do Polo Sindical Médio Oeste em 2017 – 2018 onde atualmente está secretariando o Polo Sindical.

Em 2009 concluiu o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia dos anos Iniciais pelo Projeto Pedagogia da Terra.

Participou ativamente da construção da Marcha das Margaridas no Estado que aconteceu em Brasília/DF em 2019.

“A luta pela vida das Mulheres, por liberdade, por direito aos corpos, por vida digna e igualdade entre homens e mulheres é a força que me impulsiona a lutar por todas nós! ”