Margaridas do Rio Grande do Norte marcharam pelas ruas da capital federal

165

Rumo ao ato que aconteceu em frente ao Congresso Nacional em Brasília, nesta quarta-feira (16), as Margaridas do Rio Grande do Norte marcharam pelas ruas da capital federal pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver, numa delegação coordenada pela Federação Estadual Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETARN) na 7ª Marcha das Margaridas.

O momento contou com a participação de mais de 100 mil mulheres do campo, das florestas e das águas, lutando em busca de uma vida digna, com segurança e acesso à terra. Entre as vitórias da 7ª Marcha das Margaridas está o anúncio feito pelo presidente Lula da volta do Programa Nacional de Reforma Agrária; a criação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios; a criação do Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais; a criação do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais; e a volta e ampliação do Bolsa Verde.

A Marcha das Margaridas é a maior ação política de mulheres da América Latina, fruto de uma mobilização das mulheres trabalhadoras rurais que compõem a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e que reúne mulheres do campo, da floresta e das águas. A data lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Alves, que completou 40 anos em 12 de agosto de 2023.

As Margaridas seguem em marcha com um amplo processo formativo, de debate, ação política e mobilização, desenvolvido pelas mulheres rurais desde suas comunidades, municípios e estados, até chegar às ruas da capital do País para mostrar uma pauta para construção de políticas públicas que tornem o Brasil mais justo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here