FETARN e Prefeitura de Guamaré visitam cooperativas e agroindústrias em Apodi

83

A FETARN realizou uma visita técnica às cooperativas e agroindústrias de Apodi, como parte do intercâmbio com o apoio do projeto de desenvolvimento rural sustentável da federação, com o objetivo de apresentar as experiências bem sucedidas de produção da agricultura familiar de Apodi, a fim de desenvolver as iniciativas em Guamaré.

Durante o intercâmbio, as equipes conheceram a fábrica da Frut Vale e as unidades de produção de associados da na Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI). São iniciativas agroecológicas e quintais produtivos com plantações de diferentes espécies, como goiaba, cacau, café, ao todo são mais de 100 variedades, além do viveiro de mudas, certificado no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Após conhecer onde são produzidas as frutas, as equipes seguiram em visita ao parque industrial da cooperativa, composto pelas fábricas de polpa de frutas, castanhas e de barra de cereais, entreposto de mel, além da loja onde é feita a comercialização direta ao consumidor final. As equipes concluíram a visita técnica na experiência no sítio Aurora da Serra, onde é produzida a uva Cruzeiro da Serra e da variedade Vitória sem semente, direto da Chapada do Apodi.

O intercâmbio entre Apodi e Guamaré foi uma oportunidade de troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os gestores, técnicos e agricultores familiares dos dois municípios. A FETARN acredita que a visita técnica mostrou o potencial produtivo e a diversidade de iniciativas da agricultura familiar de Apodi, que podem servir de inspiração e referência para o desenvolvimento rural e sustentável de Guamaré e do RN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here