FETARN e o Polo Sindical do Seridó contribuem em debate sobre a situação dos apicultores e meliponicultores na ALRN

183
A FETARN e o Polo Sindical do Seridó estiveram presentes e levaram suas contribuições para o debate na audiência pública, proposta pela Frente Parlamentar da Soberania Alimentar, sobre a situação dos apicultores e meliponicultores realizada na Assembléia Legislativa, na última terça-feira (4).
No encontro foram debatidas as dificuldades da atividade, solicitados investimentos para melhoria das infraestruturas existentes e assistência técnica. Outras instituições também participaram do debate. A agricultura familiar necessita do empenho do governo no desenvolvimento de políticas públicas que venha beneficiar os apicultores e meliponicultores. Estiveram na audiência, Orlando Fernandes, presidente do STRAF de Serra Negra; José Leite, presidente do STRAAF de Ipueira; Marcone Aurélio, presidente STTR de Pedro Avelino.
A deputada estadual Divaneide Basílio (PT), propositora da audiência, confirmou que vai apresentar um projeto de lei para que a Semana de Criação de Abelhas seja criada e esteja no Plano Plurianual, garantindo a continuidade e promoção de feiras que fomentem a atividade. Além disso, a deputada encaminhou a continuidade do debate de maneira, também, separada entre apicultores e meliponicultores; buscar o fortalecimento das Casas de Mel; reunir com o Idiarn para pensar em soluções para a certificação; pensar legislação específica para empreendimentos eólicos; discutir os processos de pulverização com proibição de agrotóxicos; cobrar assistência técnica aos produtores do agreste e litoral, assim como sugerir o ingresso do mel na merenda escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here