Ainda eram as primeiras horas do domingo (13) quando cerca de 1 mil mulheres rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte saíram em comitiva rumo à 7ª Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília, a qui no RN é coordenada pela Federação dos trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN).
A Marcha das Margaridas é a maior ação política de mulheres da América Latina, fruto de uma mobilização das mulheres trabalhadoras rurais que compõem a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e que reúne mulheres do campo, da floresta e das águas. A data lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Alves, que completou 40 anos em 12 de agosto de 2023.
Realizada desde 2000, com edições também em 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019, a 7ª Marcha das Margaridas pretende levar mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas para marcharem em Brasília pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!
A programação conta com plenárias, painéis, oficinas para o desenvolvimento e formação das participantes, diversos espaços formativos e se encerra com um ato em frente ao Congresso Nacional, tudo isso orientado pelos 13 eixos políticos da Marcha das Margaridas 2023.