CONTAG E FETARN presentes na inauguração da agroindústria familiar de Guamaré

79

O Município de Guamaré/RN distante 174 Km da capital do Estado é destaque com a inauguração da sua primeira Agroindústria Familiar de beneficiamento de frutas tropicais, equipamento público construído com recursos próprios que atenderá ao município e parte da região do Mato Grande.

A CONTAG e a FETARN prestigiaram esse importante momento que se traduz no avanço do desenvolvimento rural sustentável e solidário, envolvendo a participação da agricultura familiar, que passará a dispor de espaço físico para o beneficiamento e processamento de matérias-primas a partir da produção de frutas locais, advindas das comunidades e assentamentos da reforma agrária. O Equipamento público que dispõe de área de processamento, armazenamento e acomodação térmica será entregue a Cooperativa de Desenvolvimento Rural e Artesanal de Guamaré – COODERG, entidade parceira do MSTTR que passará a assumir a gestão da agroindústria familiar do município.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte – FETARN em parceria com a Prefeitura Municipal de Guamaré/RN, exerceu papel fundamental no município e região, organizando e mobilizando as comunidades, capacitando os beneficiários e preparando a COODERG para o processo de gestão qualificada, visando facilitar as etapas de produção, beneficiamento e comercialização dos produtos com agregação de valor, para que os agricultores e agricultoras familiares possam conquistar espaço no mercado e terem maior percentual dos lucros de suas produções.

“Nós acreditamos e defendemos iniciativas dessa natureza por entender que investir no beneficiamento da produção, além de ajudar no desenvolvimento rural sustentável, promove a geração de oportunidades, favorecendo a sucessão rural na família com o ingresso da juventude nessas atividades, que se traduzem na melhoria das condições de vida, trabalho e renda, ampliando as possibilidades de permanência no campo”. Afirmou a Secretária de Política Agrícola da CONTAG – Vânia Marques Pinto.

“Para nós é motivo de muita alegria hoje estar inaugurando essa agroindústria familiar aqui em Guamaré, tornando realidade o sonho de muitos agricultores e agricultoras familiares, que acreditaram no trabalho da FETARN que buscou mobilizar, sensibilizar e qualificar as comunidades em parceria com a Prefeitura Municipal, dando o devido suporte para que todo o processo pudesse ser concluído. Com esse equipamento público, os beneficiários poderão agregar valor à produção, produzindo, beneficiando e comercializando produtos em quantidade, qualidade e regularidade, ingressando os seus produtos nos mais variados tipos de mercados, contribuindo para a soberania e segurança alimentar e nutricional” concluiu o Presidente da FETARN – Erivam do Carmo Silva.

A cerimônias de inauguração contou com a presença da Governadora do Estado e atual Presidente do Consórcio Nordeste Fátima Bezerra, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego – Cláudio Gabriel, da Conab – Arruda Junior, do Incra Lucenilson Oliveira, além de representantes do MDA no Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here