A Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETARN participou do Curso Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico, da Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC) em Brasília, que aconteceu entre os dias 6 e 12 de maio.
O eixo estruturante da capacitação foi a ação sindical e desenvolvimento sustentável e solidário, tendo como eixos pedagógicos: campo, sujeitos e identidades; memórias e lutas sociais; pedagogia para uma nova sociabilidade, sob as unidades temáticas: campo, sujeitos e desenvolvimento rural; estado, democracia e lutas sociais.
O objetivo da formação foi contribuir para desenvolver itinerários formativos político-sindicais, que valorizem a abordagem classista, que estimulem o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras na disputa pela construção de uma nova sociabilidade alternativa ao capitalismo. Além disso, construir processos formativos referenciados na educação popular, tendo como perspectiva a construção coletiva do conhecimento, a sistematização da prática educativa, a multiplicação criativa, a auto-organização de coletivos e redes. E também fortalecer a atuação da Rede de Educadores e Educadoras Populares e estimular e alinhar o trabalho de base às Linhas de Formação da Política Nacional de Formação (PNF) e à estratégia pedagógica da ENFOC.
“Vivenciar esse curso de aprofundamento temático, nos remete a pensar que muito ainda precisa ser feito, a formação de base em contexto político sindical, mais também da necessidade de que precisamos ocupar os espaços de deliberação política, o legislativo e executivo para que as políticas públicas voltadas para agricultura familiar sejam realmente efetivada”, explica Francisco de Assis Araújo, secretário de Formação e Organização Sindical da FETARN.
Além dos Educadores e Educadoras Populares da ENFOC e do secretário da pasta, também participou do curso a assessora da FETARN, Darione David e a presidente do STTR de Parelhas, Ivaneide Marinho.