FETARN cobra medidas emergenciais para semiárido no lançamento do PAS Nordeste

6

Durante o lançamento do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste), realizado na Escola de Governo, em Natal, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (FETARN), Erivam do Carmo, fez um apelo às autoridades presentes por ações urgentes de apoio aos agricultores e agricultoras familiares que enfrentam os impactos da seca no semiárido potiguar.

Foto: Fetarn

“Se o PAS vem com a proposta de integrar políticas públicas, é preciso garantir que essas ações cheguem a quem mais precisa. Nossos agricultores e agricultoras familiares vêm sofrendo com a situação climática, a falta de chuvas, e nós precisamos de medidas emergenciais. Vamos continuar com força, fé, esperança e coragem para fortalecer a agricultura familiar cada vez mais”, afirmou.

O representante também destacou que a entidade tem papel ativo na formulação de políticas públicas voltadas ao campo, participando de fóruns e conselhos em diversas esferas. E defendeu a ampliação do uso de tecnologias sociais adaptadas ao semiárido como parte essencial do enfrentamento às mudanças climáticas e do desenvolvimento rural sustentável.

O PAS Nordeste, articulado entre o Consórcio Nordeste, o Governo do Estado por meio da SEDRAF, e ministérios do Governo Federal, tem como objetivo integrar e fortalecer políticas públicas de apoio à produção e consumo de alimentos saudáveis, com foco na agricultura familiar, segurança alimentar e valorização da produção local.

Foto: Fetarn

Além das ações estruturantes, Erivam alertou para a urgência de medidas imediatas que garantam assistência aos agricultores e agricultoras familiares que convivem com a escassez hídrica. “Não podemos falar em alimentação saudável sem olhar para quem produz, especialmente em um momento de crise climática. O PAS é uma ferramenta importante, mas precisa caminhar ao lado de políticas de socorro imediato para o semiárido”, concluiu.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here