Encontro Ampliado debate impactos das Energias Renováveis no RN e reforça defesa por transição energética justa

9

Natal (RN) – Nesta sexta-feira (8), o Auditório da FETARN, no Centro de Natal, foi palco do Encontro Ampliado sobre os Impactos das Energias Renováveis no Rio Grande do Norte – Serra do Mel e Mesa de Diálogo. A atividade reuniu organizações sociais, representantes de comunidades, especialistas e órgãos públicos para discutir os efeitos sociais, ambientais e econômicos dos grandes empreendimentos eólicos e solares no semiárido potiguar.

O encontro buscou aprofundar o debate estadual sobre a temática e contribuir para a construção coletiva de propostas de uma transição energética justa e popular, garantindo a ampla participação social. Entre os objetivos, esteve também o acompanhamento do caso de Serra do Mel, a partir da escuta qualificada de organizações e comunidades atingidas, e a sistematização de propostas para serem encaminhadas à Mesa de Diálogo e aos órgãos competentes.

A programação contou com a abertura e contextualização do debate, com contribuições do INESC, CUT Nacional (área jurídica), Movimento dos Atingidos(as) pelas Renováveis (MAR) e outros parceiros. Em seguida, houve uma rodada de diálogo ampliado, momento em que territórios impactados compartilharam experiências, denúncias e reflexões.

Outro ponto central foi a devolutiva da Mesa de Diálogo, conduzida pela equipe da Presidência da República, representada por Fábio Tomaz, que apresentou encaminhamentos e respostas às demandas já levantadas em debates anteriores. O evento foi encerrado com a síntese e formalização das propostas coletivas, que serão entregues à Mesa e às demais instâncias governamentais, reforçando o compromisso com uma política energética que respeite direitos, preserve o meio ambiente e atenda aos interesses populares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here