Hoje (07), a Fetarn encerrou a 3ª etapa das oficinas de base em Martins/RN. Atuando também, em mais 03 municípios, sendo eles Natal, Mossoró e Caicó, a federação lutou com representantes do movimento sindical para planejar ações em prol do desenvolvimento rural sustentável e solidário em todos os polos, com o apoio do SENAR e da CONTAG.
“As oficinas de base são de extrema importância e precisam permanecer, a fim de fortalecer o elo entre as bases e a federação. Essa troca de experiências e vivências revelam para todo o movimento as reais dificuldades, em relação a nossa permanência e evidência na agricultura familiar”, avaliou o presidente da federação, Erivam do Carmo.
Foram estabelecidos como eixos prioritários a sustentabilidade político-financeira, formação e comunicação. Os principais compromissos definidos foram de intensificar as visitas de base, realizar o recadastramento de todos os associados, disponibilizar serviços na emissão de documentos e inserção das fichas de filiação dos associados/as, intensificar as estratégias para as eleições 2024 e aprimorar o uso das Redes Sociais.
O maior compromisso, nas oficinas, da porta-voz dos agricultores e agricultoras familiares é construir ações comuns que fortaleçam a prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs/FETARN/CONTAG). Com isso, os instrumentos específicos para a realização desse objetivo, foram: ampliar a compreensão do papel da agricultura familiar; evidenciar o protagonismo das lideranças e dirigentes sindicais; analisar mapeamentos e monitorar as ações da Campanha Nacional de Sindicalização.