3ª Mostra Nacional de Produção das Margaridas: Relembre os principais momentos

117

A 3ª Mostra Nacional de Produção das Margaridas, iniciou no dia 16 de agosto e finalizou no dia 18 reunindo mulheres do campo, da florestas e das águas. O espaço contou com aproximadamente 200 expositoras advindas da agricultura familiar, indígenas, quilombolas e demais representantes de povos e comunidades tradicionais, de todo o Brasil. Além disso, o evento foi tomado por muita cultura e representatividade através da comercialização de produtos oriundos de cada pedacinho dos Estados, sendo eles artesanatos, cafés, farinhas, vinhos, queijos, doces, mel, biscoitos e plantas medicinais.

Equipe das Margaridas do Rio Grande do Norte, no estande de exposição. Foto: Acervo da Fetarn

Durante a abertura, prestigiamos diversas atrações tomadas pelo carimbó, brega, lambada e batuque, e também participamos das práticas integrativas com cuidados ancestrais no espaço “Educar & Cuidar da Saúde”. O momento inicial trouxe a presença de lideranças da Contag, das Federações e do Governo, “É com grande alegria que relembramos os avanços significativos desde a última Marcha das Margaridas. Pela primeira vez, as mulheres são maioria no acesso ao crédito rural do Pronaf B, o que demonstra nosso empenho em fortalecer e empoderar as mulheres para que elas possam desenvolver seus próprios projetos produtivos”, declarou Machiaveli, Secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

RIO GRANDE DO NORTE PRESENTE

Dilvania Maria, da Região do Médio Oeste, realizando vendas na mostra. Fonte: Acervo da Fetarn

A CONTAG em parceria com a FETARN, e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados e das organizações parceiras da Marcha das Margaridas, mobilizaram 07 expositoras potiguares para fincar a bandeira norte-rio-grandense nos estandes da 3ª Mostra das Margaridas. Confira a lista completa das agricultoras presentes com os seus municípios e entidades parceiras:

●Izabel Victor
Grupo de Mulheres Sabores e Delícias do Umarizeiro
Município de Lagoa Nova – Região Seridó
@Izabelvictor9
@sabores_e_delicias_umarizeiro

●Francimaria Santos
Grupo Renascer
Comunidade Quilombola – P. A. Pedro Ezequiel – Região Vale do Assu
@francimariascosta
@associacao_renascer_oficial

●Dilvania Fernandes
ACOPASA
P. A. Ursulina – Caraúbas/RN
Região Médio Oeste
@mariadilvania678
@acopasa

●Antônia Araújo
Grupo de Mulheres Mãe Maria
Sítio Serra do Meio / Bodó- RN- Região Seridó
@antoniairanilma

●Edna Menezes
Associação de Mulheres da Feira da Diversidade do Seridó. – AMFDS
Comunidade Furna da Onça – Caicó
@ednameneses572
@amfds

● Raniele Alcântara
Unicafes/RN
Campo Redondo/RN
@ranielealcantara
@unicafesrn

● Rosilene Silva
Cooperxique RN
P. A. Esperança Upanema
Região Médio Oeste
@rosilene170769
@redexiquexique

Ademais, a Secretária de Mulheres da Fetarn, Jocélia Silva, esteve por trás de toda articulação e mobilização das agricultoras para o evento, “Esse momento é de suma importância para a nossa base, através disso podemos empoderar um grupo maior de mulheres no futuro. Queríamos que fosse possível trazer todas as nossas produtoras mas com certeza as que permaneceram no nosso Estado estão se sentindo representadas e vibrando pelas companheiras que estavam na mostra”, afirma Jocélia.

Foto: Acervo da Fetarn

A Secretária de Juventude, Natália Michelly, complementa que o momento é decisivo para perpetuar a força das margaridas na nova geração de meninas presentes no contexto da agricultura familiar, “As meninas da nova geração irão trazer para a agricultura familiar uma visão renovada e uma energia contagiante. Elas serão profundamente conectadas às suas raízes e, ao mesmo tempo, estarão abertas a novas ideias e práticas sustentáveis”, relata Natália.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here