A 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade vai ser realizada nos dias 05 à 07 de Novembro, em Luiziânia/GO. O evento prevê reunir até 800 trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras de todo os Estados do Brasil, para fortalecer a luta pela garantia de melhores condições de vida no campo, na floresta e nas águas.
Além disso, o momento está sendo construído de forma coletiva e participativa. Durante os meses que antecederam a data da Plenária o Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG) discutiu e organizou a programação do evento e também, a articulação das atividades preparatórias.
“Estamos mobilizando a maior quantidade possível de agricultores e agricultoras familiares do Rio Grande do Norte para esse evento, é de suma importância que todos possam compreender a dimensão de cada participação na 4ª Plenária da Terceira Idade. Nós precisamos reunir essa categoria para fortalece-los, garantir o avanço do Movimento Sindical, e principalmente trazer resultados efetivos”, afirma Antônia Dantas, Secretária da Terceira Idade da Fetarn.
Mesmo com os avanços já registrados advindos da luta sindical, ainda é visível a necessidade de melhoria no acesso a políticas públicas como saúde, previdência, esporte e lazer, a proteção contra violência, discriminação e golpes gerados por práticas abusivas, o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, e entre outros.
Com isso, a Plenária acontecerá com o intuito de debater e propor ações que visam solucionar esses problemas e lutar por uma sociedade mais segura e justa que assegure um envelhecimento saudável no campo, na floresta e nas águas.